Cuidado com os joelhos

>
blog
>
Artrose e Viscosuplementação

Cuidado com os joelhos

Com o avanço da idade e a falta de cuidados, essas complexas estruturas  ficam mais suscetível a lesões, entorses ou alterações degenerativas (desgastes). Se você começar já a cuidar dessa parte do corpo, poderá protegê-la evitando seqüelas de maus tratos causadas pelas atividades cada vez mais agressivas do nosso dia-dia.

Bons hábitos que você precisa ter

Um joelho saudável faz toda a diferença na hora de se divertir de forma ativa, seja em uma caminhada, durante uma dança ou na prática de um esporte radical. Por isso, é fundamental cuidar muito bem do seu joelho. Aí vão algumas orientações importantes.

1. Fazer exercícios regularmente. Foi-se o tempo em que uma pessoa com qualquer tipo de lesão era impedida de frequentar academias e outros espaços destinados à prática de esportes. Hoje, sabe-se que a atividade física é fundamental para a prevenção de inúmeras doenças e mesmo para a reabilitação de lesões, inclusive do joelho.

Toda articulação imóvel evolui com rigidez. Como consequência, a locomoção fica prejudicada. O segredo é contar com a orientação de um especialista na hora de montar o treino. Atividades de alto impacto, como a corrida, podem ser contra-indicadas às pessoas que já sofreram traumas mais sérios nas articulações. Os esportes na água, por outro lado, são uma excelente opção nesses casos. O fortalecimento muscular — proporcionado por atividades como a musculação — e as atividades de alongamento também colaboram para prevenir lesões.

2. Respeitar seus limites. Se estiver sem condicionamento, comece com um treino leve e aumente gradualmente a intensidade e o tempo de duração. Durante o exercício, pare ao sentir qualquer incômodo ou mal-estar. A dor é sempre um alerta, indica que algo está errado e que é hora de procurar um médico. O pior que se pode fazer é ignorá-la.

3. Acertar na escolha do calçado para o dia-a-dia. Os melhores são os que possuem solado macio, capaz de absorver parte do impacto, e um salto pequeno. Os calçados muito baixos ou, ao contrário, com saltos muito altos, podem comprometer a estabilidade da articulação. Para a prática de atividades físicas, é necessário contar com um calçado especial, capaz de atender às exigências específicas de cada esporte.

4. Manter o peso ideal. A sobrecarga ocasionada pelos excesso de peso castiga as articulações, especialmente o joelho. A artrose, por exemplo, é três vezes mais comum em obesos.

Um joelho saudável é aquele em que os componentes ósseos deslizam suavemente um sobre o outro através da cartilagem, enquanto ligamentos, tendões e músculos mantêm a articulação alinhada, forte e saudável. O discurso de ter uma vida saudável está na moda, entretanto as conseqüências das atividades para consegui-la tem feito com que as pessoas lesionem-se bem mais frequentemente. A distância entre o saudável e o patológico, em algumas circunstâncias, é muito pequena. Portanto, é sempre necessária uma avaliação com o seu médico antes do início de atividades físicas e ao menor sinal de desconforto articular durante a prática desportiva.

Buscar
Categorias
Veja mais:
Tags
Gostou do Conteúdo do Post?

Compartilhe!