close x

Bem estar e expectativa de vida

Bem estar e expectativa de vida

Uma das articulações mais importantes do corpo, os joelhos trabalham pesado para aguentar os passos da humanidade, desde que o homem se tornou bípede. Porém, nem todo mundo cuida bem dessa incrível estrutura e só procura ajuda quando há alguma lesão ou dor, pela suposta prerrogativa de que os joelhos não são assim tão importantes para a sua saúde. Ledo engano.Recente estudo norte-americano avaliou registros médicos de 134 458 pacientes, com artrose avançada nos joelhos, fase em que a colocação de uma prótese costuma ser indicada por melhorar a movimentação e até proteger o restante dos ossos. Sete anos depois, a taxa de sobrevida dos indivíduos submetidos à cirurgia foi 50% maior em comparação com aqueles que não foram operados.

A prótese está longe de ser solução para todos os casos, o importante é entender que o tratamento adequado de problemas no joelho promove um bom funcionamento do corpo inteiro. A afirmação parece exagerada, mas a inatividade física está relacionada a obesidade, colesterol alto, diabete, hipertensão e outros fatores que trazem prejuízos dos pés à cabeça. Que fique claro: o simples fato de percorrer distâncias mínimas e não ficar sentado o tempo todo já traz benefícios.

Embora esses dados sejam reveladores e importantes, quando o assunto é a saúde dos joelhos, o mais importante é mesmo a PREVENÇÃO. Isso porque quando os joelhos são afetados por algum problema, qualquer atividade que exija das pernas ficará comprometida.

O movimento está intimamente ligado à nossa autonomia enquanto indivíduos.Quando ocorrem desgastes graves nos joelhos ou problemas nos ligamentos e outras estruturas, perdemos a independência, o que afeta não só a qualidade de vida, como pode causar depressão e outras doenças.

Em doses adequadas, o impacto é benéfico e estimula a formação óssea. A musculação também ajuda a fortalecer os músculos dos membros inferiores. Em forma, eles amortecem a sobrecarga imposta sobre a articulação, amenizando o risco de contusões e mesmo os desgastes articulares. O alongamento é igualmente importante para manter a flexibilidade. Mesmo que não pratique nenhum esporte, use o alongamento ao acordar, no trabalho, no trânsito, ou seja, sempre que possível.

Mas, se a atividade física é importante, evitar forçar demais a articulação e tomar cuidado com tropeços e torções também contribuem para a saúde dos joelhos. Isso porque lesões pequenas nos meniscos ou nos ligamentos cruzados, muitas vezes, antecipam o processo de degeneração desta articulação.

Portanto, agora que você sabe como seus joelhos são importantes para a saúde e para o bem-estar, que tal incluir um exame ortopédico no seu próximo check up? Isso vai assegurar que ao praticar uma atividade física seus joelhos estarão protegidos e também irá garantir o diagnóstico e o tratamento precoce de qualquer problema nos seus joelhos!

Sem categoria0 comments