close x

Artrose e Viscosuplementação

Artrose e Viscosuplementação

A artrose é uma doença progressiva que afeta as articulações, em particular as que suportam peso, como o joelho, mas também as articulações do quadril, dedos dos pés, das mãos e ombros.

Normalmente surge em pessoas de meia-idade e idosos, mas também pode acometer pacientes jovens que tenham lesionado suas articulações por causa de acidentes, prática de esportes, desgaste ou rompimentos. Os sintomas são: dor, inchaço e rigidez das articulações afetadas, assim como a perda de mobilidade. Conforme a doença progride, o estilo de vida da pessoa poderá ser afetado de maneira adversa através da redução dos movimentos.

Em cada articulação saudável há um espaço preenchido com um líquido conhecido como “líquido sinovial”. Ele é espesso, viscoso e tem as propriedades de lubrificar e absorver impactos, protegendo a cartilagem nas extremidades dos ossos de qualquer lesão e desgaste durante o dia a dia. Em uma articulação com artrose este líquido sinovial perde muito de sua espessura e, consequentemente, suas propriedades de absorção de impactos. Isso significa que quando qualquer peso ou carga é colocado sobre a articulação, o impacto e fricção aumentados danificam a cartilagem que protege as extremidades ósseas, trazendo dor e desconforto.

O componente mais importante do líquido sinovial é o ácido hialurônico. Este é um componente natural que possibilita o líquido sinovial de ter condições de manter o espaço entre os ossos, absorver impactos e lubrificar a articulação.

A Viscossuplementação – que é a infiltração intra-articular de ácido hialurônico – é um método de tratamento da artrose relativamente novo. De acordo com recentes estudos, o líquido sinovial perde sua capacidade funcional com a idade e com o processo de artrose. O uso dessas injeções de ácido hialurônico exógeno vem sendo feito com sucesso e, em alguns casos, posterga ou anula a realização de cirurgias mais agressivas como a Prótese Total do Joelho e as Osteotomias.

Sem categoria1 comment